terça-feira, 9 de setembro de 2014

Quem é administrador, levanta as mãos! \o/




Hoje, dia 9 de setembro, comemoramos o dia do administrador e a TrazpraCa.com vem facilitar a vida desses profissionais tão importantes para as organizações, trazendo para você alguns termos usados na Administração. Assim quando você for conversar com um administrador não vai ficar “boiando” no assunto, certo?!
Então lá vão algumas palavras que esses profissionais usam no dia-a-dia:

ASAP (as soon as possible): Termo usado ao final das correspondências ou e-mails, para requerer resposta ou solução rápida. Significa “tão breve quanto possível”, “urgentíssimo”.
Brainstorming: Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.
Coach: Vem do francês coche (que significa condutor da carruagem de quatro rodas). A função do coach é conduzir o cliente no desenvolvimento das questões relativas à sua vida pessoal ou profissional, levando-o a descobrir caminhos para novas possibilidades.
Downsizing: É o enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização.
E-learning: Ensino à distância por meio da mídia eletrônica, principalmente a internet.
Follow up: Acompanhamento de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos. Na linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo, dar e pedir retono de algo.
Headhunter: Caçador de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.
Job Rotation: Rodízio de funções promovido pela empresa. O objetivo é capacitar os funcionários nas diversas áreas, para que adquiram uma experiência global na organização.
Learning organization: Organização que cresce e se renova com os aprendizados dos funcionários. Empresa em constante aprendizagem, que valoriza e aplica os conhecimentos dos trabalhadores no dia-a-dia da companhia.
Mentoring: Acompanhamento de um profissional mais novo feito por um mentor, geralmente um profissional com experiência e habilidade. O objetivo é aconselhar o mais jovem em suas ideias e experiências no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que “adota” um empregado que julga ter potencial.
Networking: Rede de relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e arrumar novas oportunidades de trabalho. Todas as pessoas de nosso relacionamento formam nossa rede. Os colegas de trabalhos, chefes atuais e anteriores, parentes e amigos.
On the job: Aprender fazendo, no dia a dia. Treinamento ou desenvolvimento do colaborador sem tirá-lo do ambiente de trabalho. A pessoa aprende trabalhando e geralmente é supervisionada. Programas de estágio e de trainee são exemplos.
Outplacement: Forma gentil de demissão na qual a empresa oferece apoio ao funcionário para recolocação no mercado. Metodologia de apoio à mudança profissional. O apoio pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada ou com indicações e ajuda na entrega de currículos.
Política de portas abertas: Ações para melhorar a comunicação entre os funcionários, proporcionando maior liberdade de falar e ouvir na empresa. Oportunidade que a empresa dá ao funcionário de conversar com os executivos da companhia quando se sentir prejudicado pela chefia imediata.
QS (quociente de sucesso): Soma de qualidades ligadas a atitudes, valores, talentos e competências que estão sob o domínio do indivíduo e, assim, passíveis de melhorias.
Rapport: Relação de mútua confiança entre duas ou mais pessoas. Capacidade de se aproximar do outro, entrar em sintonia, “falar a mesma língua”.
Stock options: Programa que permite ao funcionário comprar ações da empresa por um preço abaixo do valor de mercado.
Target: Alvo, objetivo.
Workshop: Laboratório ou oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas comuns, orientados por especialistas, com o objetivo de aprimoramento ou desenvolvimento de novas competências.

Neste ano de 2014 comemora-se 49 anos de administração. Nesta mesma data em 1965 era assinada a Lei nº 4769, que criou a profissão de administrador, profissão que mais cresce no Brasil. Já são mais de 390 mil administradores no Brasil planejando estratégias e gerenciando o dia a dia das empresas.

Parabéns administradores pelo seu trabalho e esforço que fortalece as organizações, e parabéns pelo seu dia! 

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