Hoje, dia 9 de setembro, comemoramos o dia do administrador e a
TrazpraCa.com vem facilitar a vida desses profissionais tão importantes para as
organizações, trazendo para você alguns termos usados na Administração. Assim
quando você for conversar com um administrador não vai ficar “boiando” no
assunto, certo?!
Então lá vão algumas palavras que esses profissionais usam no
dia-a-dia:
ASAP (as soon as possible): Termo
usado ao final das correspondências ou e-mails, para requerer resposta ou
solução rápida. Significa “tão breve quanto possível”, “urgentíssimo”.
Brainstorming: Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.
Brainstorming: Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.
Coach: Vem do francês
coche (que significa condutor da carruagem de quatro rodas). A função do coach
é conduzir o cliente no desenvolvimento das questões relativas à sua vida
pessoal ou profissional, levando-o a descobrir caminhos para novas
possibilidades.
Downsizing: É o
enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização.
E-learning: Ensino à
distância por meio da mídia eletrônica, principalmente a internet.
Follow up: Acompanhamento de ações e campanhas com o
objetivo de medir seus resultados concretos. Na linguagem informal, trata-se de
perguntar como as coisas estão indo, dar e pedir retono de algo.
Headhunter: Caçador
de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais
no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.
Job Rotation: Rodízio
de funções promovido pela empresa. O objetivo é capacitar os funcionários nas
diversas áreas, para que adquiram uma experiência global na organização.
Learning organization:
Organização que cresce e se renova com os aprendizados dos funcionários.
Empresa em constante aprendizagem, que valoriza e aplica os conhecimentos dos
trabalhadores no dia-a-dia da companhia.
Mentoring: Acompanhamento
de um profissional mais novo feito por um mentor, geralmente um profissional
com experiência e habilidade. O objetivo é aconselhar o mais jovem em suas
ideias e experiências no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que
“adota” um empregado que julga ter potencial.
Networking: Rede de
relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e arrumar
novas oportunidades de trabalho. Todas as pessoas de nosso relacionamento
formam nossa rede. Os colegas de trabalhos, chefes atuais e anteriores,
parentes e amigos.
On the job: Aprender
fazendo, no dia a dia. Treinamento ou desenvolvimento do colaborador sem tirá-lo
do ambiente de trabalho. A pessoa aprende trabalhando e geralmente é
supervisionada. Programas de estágio e de trainee são exemplos.
Outplacement: Forma
gentil de demissão na qual a empresa oferece apoio ao funcionário para
recolocação no mercado. Metodologia de apoio à mudança profissional. O apoio
pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada ou com indicações e
ajuda na entrega de currículos.
Política de portas abertas: Ações
para melhorar a comunicação entre os funcionários, proporcionando maior
liberdade de falar e ouvir na empresa. Oportunidade que a empresa dá ao
funcionário de conversar com os executivos da companhia quando se sentir
prejudicado pela chefia imediata.
QS (quociente de sucesso): Soma de
qualidades ligadas a atitudes, valores, talentos e competências que estão sob o
domínio do indivíduo e, assim, passíveis de melhorias.
Rapport: Relação de mútua
confiança entre duas ou mais pessoas. Capacidade de se aproximar do outro,
entrar em sintonia, “falar a mesma língua”.
Stock options: Programa
que permite ao funcionário comprar ações da empresa por um preço abaixo do
valor de mercado.
Target: Alvo, objetivo.
Workshop: Laboratório ou
oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas comuns,
orientados por especialistas, com o objetivo de aprimoramento ou
desenvolvimento de novas competências.
Neste ano de 2014 comemora-se 49 anos de administração. Nesta mesma data em
1965 era assinada a Lei nº 4769, que criou a profissão de administrador,
profissão que mais cresce no Brasil. Já são mais de 390 mil administradores no
Brasil planejando estratégias e gerenciando o dia a dia das empresas.
Parabéns administradores pelo seu trabalho e esforço que fortalece
as organizações, e parabéns pelo seu dia!
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